14 de fev de 2014

Desafio dos 31 dias de filmes - Dia 12: Um filme com o seu ator/atriz favorito(a)

Um ator ou atriz favorito(a)... bom, eu gosto de muitos atores e atrizes. Marlom Brando, Johnny Depp, Al Paccino, Brad Pitt, Samuel L. Jackson, Christopher Lee, Ian McKellen, Jim Carrey, Robert Downey Jr, Christian Bale... e entre as atrizes, sou absolutamente encantado por Liv Tyler, Eva Green e Tilda Swinton, mas gosto muito também de Michelle Pfeiffer, Jodie Foster, Meryl Streep, Kate Winslet, Helena Bonham Carter e Sandra Bullock. E entre os brasileiros, meus preferidos são Selton Mello, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Marco Nanini. E as moças brasileiras, Mariana Ximenes, Camila Morgado, Patrícia Pillar, Flavia Alessandra, Maytê Proença e Fernanda Montenegro... mas eu precisava escolher um só. E pra justificar minha escolha, digo: Ele foi Odin, ele foi Van Helsing, ele foi Hitchcock e ele foi HANNIBAL LECTER, simplesmente meu vilão preferido! Sir Anthony Hopkins! E tendo Hannibal como meu personagem favorito dele, meu filme escolhido fica meio óbvio:

O Silêncio dos Inocentes (1991)
"The Silence of the Lambs"


Hannibal Lecter foi (é) um dos personagens mais marcantes da história do cinema. Até hoje, mais de 20 anos depois, o filme causaria espanto e assombro em quem o assistir pela primeira vez. O filme, vencedor de 5 Oscar - foi inspirado no livro de mesmo nome, do escritor Tom Harris. Na literatura, "Silêncio dos Inocentes" é o segundo livro, seqüência de "Dragão Vermelho", que só virou filme alguns anos depois, em 2002. A qualidade das seqüências, nos filmes, foi caindo conforme a produção:

O Silêncio dos Inocentes > Hannibal > Dragão Vermelho >  Hannibal: A Origem do Mal

A história foi inspirada em casos reais de psicopatas, como Ed Gein (que também inspirou Leatherface - "O Massacre da Serra Elétrica" e  Norman Bates - "Psicose" e a série "Bates Motel"). Clarice Starling (Jodie Foster, que foi substituída por Julianne Moore em Hannibal), uma estudante da Academia do FBI, é encarregada de auxiliar com o caso Buffalo Bill, uma série de assassinatos de jovens moças. Sua função é conversar e conseguir a ajuda de Hannibal Lecter, outro famoso assassino em série, preso em um manicômio de segurança máxima. Lecter é um psiquiatra com excelente conhecimento de anatomia, extremamente inteligente, sagaz, perspicaz e dono de uma finesse ímpar, mas também um mestre-cuca canibal. Nos filmes seguintes, existem cenas interessantes d'ele servindo pedaços de suas vítimas em jantares luxuosos. Acho interessantíssimo como o filme retrata a dualidade entre sua educação e gentileza e seu lado animal e bárbaro, quando ataca suas vítimas.

Ao assistir o filme, é impossível não se perder no jogo de palavras de Hannibal, nos diálogos deliciosos entre ele e Starling, enquanto ele vai "dissecando" e explorando cada canto de sua mente. A primeira conversa dos dois, extremamente claustrofóbica, serve pra definir o perigo do personagem, e é envolta em mistério e tensão. Ao longo do filme, Clarice vai se soltando e ficando mais à vontade na presença de Lecter.

Não vou contar mais pra não estragar a história pra quem, por ventura, ainda não assistiu. Mas se você não viu, veja. Vale muito a pena.

O trailer:




E já que falamos de Hannibal, gostaria de sugerir também a excelente série Hannibal, que está pra estreiar sua segunda temporada, com Mads Mikkelsen como um excelente Dr. Hannibal Lecter e Hugh Dancy, também fantástico, como Will Grant, o famoso agente do FBI que o prende. A série conta a história de como Hannibal e Will se conheceram, alguns anos antes da prisão do Dr.


E aqui, a Lista no IMDb. Vou acrescentando os filmes conforme for postando.

Comentários
Comentários:

Comentários:

Postar um comentário