9 de fev de 2014

Desafio 31 Dias de Filmes - Dia 9: O melhor documentário

[Atualização]
Quando escrevi o post, Ônibus 174 era o único documentário filme longa metragem do qual consegui me lembrar de ter visto. No dia seguinte, minha cunhada me lembrou do excelente...

O Renascimento do Parto (2013) 

Que, definitivamente, ganha de "Ônibus 174" enquanto melhor documentário. O filme é fantástico e trata da "industria" do parto no Brasil, falando um pouco dos mitos, da violência médica, dos abusos da equipe e muitas informações úteis que deveriam ser conhecimento comum não só de qualquer mulher que queira dar a luz a uma criança, mas de toda população. Certas coisas chegam a nos deixar assustados até, quando você ouve e pensa "sério que isso é assim???".

Descobrir que o Brasil ocupa a triste liderança dos países que mais fazem cesariana, com mais de 50% dos partos sendo assim. Profissionais falam dos riscos e dos mitos. O filme fala sobre diversas modalidades de parto: em casa, na água, no hospital, no chuveiro... sobre a rotina nos hospitais. O ator Márcio Garcia e sua esposa - adeptos do parto humanizado - dão depoimentos sobre o nascimento dos seus três filhos, além de vários outros não-famosos, contando sobre suas experiências.

Eu diria que é simplesmente essencial pra qualquer casal que esteja planejando (ou já esteja esperando para) ter filhos.




Então é isso... essa foi minha atualização. Não vou retirar o texto sobre o "Ônibus 174" (mais abaixo), mas como achei um filme bem ruinzinho e "O Renascimento do Parto" é um documentário fantástico, que fico até envergonhado de não ter lembrado nele enquanto escrevia o post.


E aqui, a Lista no IMDb. Vou acrescentando os filmes conforme for postando.

[Fim da Atualização]


Devo me desculpar pelo post desse dia.... eu realmente não tenho muitos documentários na minha lista de filmes vistos.

Quando comecei a lista, tinha dois candidatos: "Milk: A Voz da Igualdade" ou "Uma Aventura no Espaço e Tempo". Mas então percebi que nenhum dos dois são documentários e sim biografias.

Comecei a olhar o IMDb e o Rotten Tomatoes procurando por um documentário que eu tenha assistido e percebi que quase todos são séries para TV... e não se encaixa na regra do desafio.... então não tenho o MELHOR documentário, pois o único que encontrei e que me lembro de ter visto foi o...

Ônibus 174


Documentário nacional dirigido por José Padilha, conta a história do rapaz que manteve o ônibus 174 como refém, no Rio de Janeiro, em 2000, e que acabou morto pela polícia, após se entregar. O documentário conta com o depoimento de policias, sociólogos, jornalistas, pessoas que conheciam o rapaz e de alguns dos reféns. Também usa muitas cenas reais do fatídico dia. Ele deixa claro pra nós, brasileiros, a situação precária que nossa polícia se encontra, sem ferramentas (usam mímicas ao invés de um simples rádio) e sem treinamento adequado para lidar com situações de reféns, nos faz parar pra pensar na falsa sensação de segurança que uma polícia mal preparada passa pra população (e digo brasileiros porque, apesar de o filme se passar no Rio, meio que reflete a realidade da polícia em todo país...).
O documentário também nos conta a história trágica do rapaz, o fato de não conhecer o pai, de ter visto, ao seis anos, sua mãe ser assassinada ainda grávida. De ter sobrevivido a Chacina da Candelária. E claro, de tudo que um jovem passa dentro da Febem. Tudo isso formou uma pessoa perigosa e instável, e acabou desencadeando o ocorrido, que foi transmitido ao vivo pela TV. Faz a gente parar pra pensar sobre as culpas nessa história... o diretor, inclusive, nos trás uma lembrança da tal Chacina da Candelária, no qual policiais simplesmente executaram sete crianças, das muitas que viviam na rua e dormiam em frente a candelária.

Particularmente, não gostei do documentário... acho que eles pintam o rapaz com um papel de vítima extremamente forçado. Entendo as merdas que aconteceram na vida dele, mas acredito que as escolhas equivocadas são feitas por si próprio. Muita gente passar por merdas semelhantes e não vira bandido... frente as dificuldades, as pessoas simplesmente escolhem "o caminho mais fácil".

Infelizmente, não encontrei um trailer pro documentário (apenas pra versão fictícia cinematográfica da história - "Última Parada 174").


Comentários
Comentários:

Comentários:

Postar um comentário