13 de fev de 2014

Desafio 31 Dias de Filme - Dia 11: O melhor filme de esportes

Eu achei que neste post, teria a mesma dificuldade do post sobre documentários, mas não. Percebi que muitos filmes que vi são sobre esportes, mesmo que não explicitamente. "Rocky", por exemplo, clássico filme do Sylvester Stallone, é um filme sobre esportes: boxe é um esporte. "Space Jam", mix de desenho e live action, com os Looney Toons (Pernalonga e cia.) e Michael Jordan, é sobre basquete. E o clássico da sessão da tarde, "Super Patos"? E "Jamaica Abaixo de Zero"... e também o "Gigantes de Aço", recente filme de Hugh Jackman, sobre robôs boxeadores, ainda é um filme sobre boxe... se extrapolarmos um pouco, até mesmo a animação "Carros", da Pixar, pode ser considerado um filme sobre esporte (corridas). Mas o meu escolhido foi...

The Karate Kid - Poster
Cena clássica do treinamento na praia

Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)
"The Karate Kid"


Porque caratê (karatê) também é um esporte (olímpico, inclusive). E esse clássico da sessão da tarde é um belo filme sobre superação, disciplina, aprendizado e amizade. Também é clássico filme sobre bullying. Daniel Larusso é obrigado a se mudar de cidade quando sua mãe consegue um novo emprego e tem dificuldades de se adaptar ao novo local. E quando ele começa a namorar a ex de um valentão local, aluno do dojo "Cobra Kai", cujo sensei prega o mote de sem misericórdia. O filme, como todo clássico de aventura dos anos 80, tem a dualidade bem x mal explícita (o kimono branco de Daniel vs. os kimonos negros dos Cobra Kai), de forma até meio caricata. Sr. Miyagi (Pat Morita, excelente) resolve ensinar caratê à Daniel pra que ele possa participar do torneio local e, assim, fazer com que essa perseguição acabe.

O treinamento de Daniel virou uma lenda entre os jovens da época e o mote "pinte a cerca, Daniel-san" é repetido até hoje. Outra cena clássica é a de Daniel se equilibrando em cima de um toco, na praia (cena que ilustra o cartaz, inclusive), treinando o golpe que lhe daria sua glória e ficaria famoso por anos na história do cinema.

O filme tem suas falhas: algumas lutas são meio falsas, parecendo ensaiadas demais. Algumas situações meio exageradas ou sem sentido. Mas nenhum defeito grave o suficiente pra estragar a experiência do filme. Qualquer um que já sofre com algum valentão, no colégio, se identifica com o filme.

O jovem Jaden Smith que me perdoe... até curti a sua refilmagem do clássico (que continuo dizendo que deveria se chamar "The Kung Fu Kid", e Jackie Chan está ótimo no filme (acho que a primeira "não-comédia" que vi do ator), mas nada supera a sensação de nostalgia que só esse clássico pode exercer.


O trailer totalmente anos 80:




E aqui, a Lista no IMDb. Vou acrescentando os filmes conforme for postando.

Comentários
Comentários:

Comentários:

Postar um comentário