1 de mar de 2013

Os Melhores Filmes de 2012

E lá vamos nós... 2013 chegou, o carnaval passou e nada de eu fazer um post. Então resolvi começar o ano por aqui com o "super original" post de melhores filmes de 2012. Este ano que passou foi recheado de bons filmes, muitas continuações e uma safra bacana de blockbusters.

Vamos às minhas opiniões:

10. O Ditador (The Dictator)
Poster - O Ditador
Não há muito o que dizer sobre esse filme, se você assistiu aos outros filmes de Sasha Baron Cohen (Borat e Bruno). Mais um filme sátira, com estereótipos extremos. O filme é recheado com o humor agressivo e politicamente incorreto de Sasha. E algumas cenas "desconfortáveis", daquelas que te deixam com vergonha, sabe? Hehe.  Destaque pra participação especial de Megan Fox e Edward Norton, como eles mesmos, e a participação de Ben Kingsley (que fará o vilão Mandarin no aguardado Homem de Ferro 3) como o vilão Tio Thamir.


9. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)
Poster de Batman - O Cavaleiro das Trevas RessurgeUma amarga 9ª posição pro Cavaleiro das Trevas (e por pouco, não foi uma 10ª), mas que culpa eu tenho se, depois do Coringa (Heath Ledger) do filme anterior, eu esperava algo realmente épico deste filme? Eu não gosto do vilão Bane, que foi muito bem feito por Tom Hardy, então já fui pro filme de pé atrás. Não gostei do final, que pega o vilão FODA que o Bane foi o filme todo e reduz a nada, tirando toda sua glória. E nem vou falar mais disso pra não estragar a "surpresa"(que de surpresa não teve nada) do final. Não gostei do retorno do Morcego... muito forçado, até pra um filme de HQs. Mas gostei da Mulher-Gato (Anne Hathaway, em uma justíssima roupa de couro!!!) que, apesar de não acrescentar muito ao filme (e em momento algum ser chamada de Mulher-Gato), foi um personagem bacana e bem construído. Só a relação dela com o Bruce Wayne que foi meio estranha... ela esculacha o cara em CADA SITUAÇÃO POSSÍVEL, sacaneia ele em toda cena que estão juntos, o trai e o entrega para os vilões que o "quebram" e, mesmo assim, o cara ainda confia nela a toda hora. Homem é tudo trouxa, mesmo... E na falta de um destaque, dou destaque pra Mulher-Gato de bundinha pra cima na "BatMoto".


8. John Carter - Entre Dois Mundos (John Carter)
Poster - John Carter - Entre Dois Mundos
Nossa... esse filme saiu no começo do ano e quase não lembrava dele... mas foi uma grata surpresa. Adaptação do livro "A Princesa de Marte" - de Edgar Rice Borroughs, criador do Tarzan - com sua violência bastante suavizada (afinal, é um filme Disney), mas nem por isso perdeu seu brilho. É o primeiro filme da Pixar estrelado por atores reais e eu achei belíssimo. A história é maneira e o roteiro segue o padrão Disney-Pixar de qualidade. Nenhum ator extremamente famoso (exceto pela voz de Willem Dafoe, como Tars Tarkas), mas todos foram competentes e fizeram bem seus papéis. Taylor Kitsch fez um bom trabalho como protagonista. A mistura de ficção científica e fantasia é algo que costuma me agradar muito. Destaque para o visual fabuloso dos cenários.


7. Os Mercenários 2 (The Expendables 2)
Poster - Os Mercenários 2
Eu ia citar nomes, mas é tanto cara foda junto, que é melhor deixar pra lá. O roteiro também, não é grandes coisa. Mas o filme é foda! Principalmente pra quem cresceu nos anos 90, acostumado a ver os filmes de ação clássicos com os astros presentes. O texto é muito bom, com diálogos zoando os próprios atores (de forma sutil) em seus filmes passados - como Schwarzenegger dizendo "Eu voltei." em referência à frase de Exterminador do Futuro 2. Tem ação do começo ao fim, com tiros, explosões, tiros, socos, chutes, explosões e tiros. Dica: sua namorada talvez não curta... Destaque para participação de Chuck Norris, citando um dos Chuck Norris Facts.


6. Dredd
Poster - Dredd
Eu nunca li uma HQ de Dredd. A única imagem que tinha do Juiz era o filme com o Stallone, que, como bom adolescente dos anos 90, curtia (mas nunca me atrevi a re-assistir depois de velho. Não sei se passaria na regra dos 15 anos). No entanto, eu podia nunca ter visto/lido nada sobre o Juiz Dredd e este ainda seria um filme fantástico. Cheio de ação e com sacadas muito boas. Achei muito maneiro a forma como foi representada a droga do filme, chamada Slo-mo - que te faz ver o mundo em câmera lenta. O uniforme dos juizes ficaram menos ostensivos que nas HQs, mas bem reais. O Dredd (Karl Urban) do filme não tira o capacete e fãs dizem que o filme, de forma geral, ficou muito mais fiel às HQs que o do Stallone. E Olivia Thirlby é uma graça. Destaque para Lena Headey (conhecida como Cersei Lannister) como a vilã Ma-ma.


5. MIB³ - Homens de Preto 3 (Men in Black 3)
Poster - MIB3
Não é um filme excelente, se considerado sozinho, mas ganhou muitos pontos pela nostalgia. A história ficou bem explicadinha, a ambientação dos anos 60 ficou muito boa (inclusive com ETs que remetem a forma como as pessoas viam os ETs nos anos 60) e é impressonante como Josh Brolin (K Jovem) conseguiu ficar parecido com o K de Tomy Lee Jones (K Velho). Essencial pra qualquer fã de MIB que se sentia frustrado desde MIB2. Destaque para o, já citado, Josh Brolin, interprando o jovem agente K.


4. 007 – Operação Skyfall (Skyfall)
Poster - 007 Operação Skyfall
No ano em que 007 completou 50 anos, o agente ganha um de seus melhores filmes. Ok, eu sou fã de 007 e isso me deixa meio suspeito pra comentar, mas é sabido que os últimos filmes com Pierce Brosnan andavam meio desanimadores e a revitalização da franquia, com a entrada de Daniel Craig no papel do agente deu um up no personagem. Muito mais "real" do que o 007 do carro invísivel, eu tenho gostado bastante dos rumos da franquia e Skyfall foi, até agora, o melhor filme dessa série, com a inserção de diversos elementos clássicos, pra fã nenhum botar defeito - incluindo a agente-secretária Moneypenny e o mestre dos gadgets, Q. Destaque para Javier Bardem, fantástico como vilão.


3. Valente (Brave)
Poster - Valente
Animação da Pixar. Só isso já deveria ser motivo suficiente pra você querer ver esse filme. Mas existem vários outros: uma história celta-medieval, uma princesa rebelde de longos cachos ruivos, escoceses e uma bruxa mó da hora. A história é bacana, bem contada e o visual do filme é simplesmente lindo. Segue a cartilha Disney de contos de fada, com o toque de magia da Pixar. Excelente. Destaque para os trigêmeos, que garantem risadas em cada aparição.


2. Os Vingadores (The Avengers)
Poster - Os Vingadores
O grande filme de super-heróis do ano. Talvez, o melhor já feito. Sim, eu sei que Batman - O Cavaleiro das Trevas (2011) foi muito bom e os dois filmes do Homem de Ferro (2008 e 2010) também, mas nada se compara a poder ver um time inteiro de heróis na tela, trabalhando em conjunto. E conseguiram salvar o Capitão América. =D
Todo mundo teve destaque, todo mundo brilhou. O diretor Joss Whedon realmente sabe como trabalhar com uma equipe inteira, dando espaço pra todos. E o mais incrível, é bom o suficiente pra agradar aos fãs mais radicais das HQs. Devo fazer uma nota aqui de que me surpreendi com Mark Ruffalo (Hulk). Eu não botava fé no ator, mas sua participação ficou muito boa e já associo Bruce Banner ao ator, esperando vê-lo em possíveis futuros filmes do verdão. Destaque pra sempre bela Scarlett Johanson (Natasha Romanov/Viúva-Negra) com diálogos ótimos, Tom Hiddleston (Loki) em atuação fantastica e o rouba-cena Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro) nos melhores diálogos do filme.


1. O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit - An Unexpected Journey)
Poster - O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
O que dizer? Simplesmente ÉPICO! Voltar a Terra Média foi de uma satisfação incrível. Foi ótimo poder rever personagens que nos cativaram na saga d'O Senhor dos Anéis - mesmo que, originalmente, eles não devessem estar em O Hobbit, como Gandalf, Saruman, Galadriel, Elrond e, até mesmo, Frodo... e claro, a introdução de novos e interessantes personagens. A escolha do ator Martin Freeman pro papel de Bilbo foi perfeita e os anões ficaram, em sua maioria, ótimos. Claro que, com 13 anões e apenas pouco menos de três horas de filme, não dava pra dar destaque em tela pra todos. Mas, no geral, o trabalho do Peter Jackson foi muito bem feito. E lá vamos nós para um ano de espera, até a primeira continuação... Destaque pro Gollum (digitalmente criado com a interpretação de Andy Serkis), ainda melhor, mais detalhado e carismático que na trilogia do Anel, e Galadriel que parece emoldurada numa obra de arte em cada cena que aparece.



Outros filmes interessantes e dignos de nota:
Looper - Assassinos do Futuro, que não entrou no top porque só vi recentemente, em 2013, mas é MUITO FODA;
Sombras Da Noite, último filme de Tim Burton com Johnny Depp, baseado numa série clássica da TV. É um terrir.
Espelho Espelho Meu, releitura da obra da Branca de Neve. Comédia muito divertida, com Julia Roberts.
Poder Sem Limites, filme bem diferente sobre super-heróis;
Abraham Lincoln: Caçador De Vampiros, divertidíssimo;
American Pie - O Reencontro, que apesar de não aparecer no top, é muito bom pra qualquer um que foi fã da série na adolescência;
O Espetacular Homem-Aranha, que não me trouxe a mesma emoção dos dois primeiros filmes, mas que ficou ok;
Jogos Vorazes, que foi um filminho adolescente legalzinho;


Só queria deixar uma nota que tiveram vários filmes bons em 2012 que ainda não assisti, como Era do Gelo 4, Moonrise Kingdom, As Aventuras de Pi, A Mulher de Preto, Projeto X, A Origem dos Guardiões, Argo, O Lado Bom da Vida, Django Livre, Detona Ralph, Lincoln... então talvez algum desses merecesse estar no top 10 e não apareceu.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

  1. Só de ter Dredd e Abraham Lincoln: Caçador De Vampiros perdeu noção a lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Abraham Lincoln: Caçador De Vampiros" não está na lista... só foi citado como um filme divertido. Bem sessão da tarde. Fora isso, é fraquinho.

      Agora, pra você ver como gosto é uma coisa engraçada: se você procurar críticas de Dredd em sites de cinema, todas elas dão uma classificação boa ou maior. E todas as pessoas que conheço que assistiram o filme, adoraram. A única crítica negativa que li foi da "Folha de São Paulo" onde, obviamente, o crítico não conhecia o personagem para criticar...

      Você podia ter deixado sugestões de filmes que gostou em 2012. Eu acrescentaria ao post. ^^

      Excluir