13 de mar de 2010

Receitas - Cookies

É, eu sei que o blog não é e nunca foi de culinária, mas eu precisava compartilhar essa deliciosa receita com vocês, meus amigos. Toda vez que faço, o pessoal aqui de casa adora, e no meu serviço, já sofro ameaças para fazer e levar...

Cookies

Ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 200 g de manteiga (um tablete, preferencialmente sem sal)
  • 2 ovos
  • 2 ou 3 xícaras de açúcar (depende se você gosta mais ou menos doce)
  • ½ xícara de leite, aproximadamente
  • 200g de uvas passas ou gotas de chocolate

Modo de preparo:

Misture a farinha, a canela, o fermento e a manteiga até ficar parecendo uma farofa.
Acrescente os ovos, o açúcar e o leite, este último aos poucos, até dar o ponto. Se você dosou corretamente o leite, não vai ficar grudando na mão.
Se quiser pode por um pouco mais de leite e deixar a massa mais mole, quando terminar (mas fica grudando na mão, um pouco mais difícil de trabalhar).
Acrescente, por último, as uvas passas (ou o chocolate) e misture.
Faça bolinhas com as mãos, do tamanho desejado, e amasse-as entre as duas mãos, pra ficar com formato de cookie.
Coloque para assar em assadeiras untadas com margarina em forno pré-aquecido, por aproximadamente 20 minutos.



*Dica para as gotas de chocolate: compre um ou dois tabletes de chocolate meio-amargo (o ideal são 200g, mas o tablete vem com 180g... e como ninguém liga de ter um pouco a mais de chocolate), separe os bloquinhos e corte-os em 4 ou 6 pedaços, cada. Aí misture na massa. Quando assar, ele derrete e vira as "gotas de chocolate".

Esta receita me foi passada pelo Ewerton "Kbel", e aperfeiçoada por mim, depois de ser feitas várias e várias vezes. ^^
Comentários
Comentários:

Comentários:

Postar um comentário